terça-feira, 21 de julho de 2015

PREVÊ-SE UM AUMENTO DA PRODUÇÃO DE VINHO NO DOURO

Prevê-se, este ano, um aumento considerável em relação ao ano passado, na produção de vinho na região demarcada do Douro, sendo que a produção deverá oscilar entre as 278 mil a 300 mil pipas.

Estes dados foram divulgados pela Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).
É claro que ainda existem bastantes condicionantes, mas, se nada de anormal acontecer, do ponto de vista climatérico, as previsões são bastante optimistas.
No ano de 2014, a zona perdeu 10% da produção, devido à instabilidade das condições meteorológicas, que potenciaram várias doenças e provocaram uma heterogeneidade da produção entre várias zonas.
As previsões da potencial de colheita são efectuadas com base no modelo do pólen recolhido na fase da floração da videira, entre Abril e Junho, nas três sub-regiões; Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
Apesar da campanha começar com muita chuva em Novembro, ela tem de ser considerada de seca, pois no Inverno as precipitações foram inferiores à média, o que também contribuiu para uma baixa pressão sobre as doenças, como o míldio.
A ADVID é uma associação privada sem fins lucrativos e foi criada pelas principais empresas do vinho do Porto, com o objectivo de contribuir para a modernização da viticultura do Douro e melhoria da qualidade dos vinhos.
Fonte: Agroinfo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário